quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Bom português?

A língua portuguesa está mesmo em crise! Esta imagem é da edição de ontem do programa «Bom Português», que passa a seguir ao telejornal das 20h30 da TDM. Então não é que tem um erro ortográfico? O tempo verbal «for», do verbo «ir», não tem qualquer acento! Aliás, este erro consta, até, do glossário de erros mais frequentes do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.

2 comentários:

Anónimo disse...

É meritória a sua iniciativa de dar conta destas situações e de outras relacionadas com a língua portuguesa. Parabéns. Perdoe-me o atrevimento, mas já pensou em reuni-las num capítulo, que até poderia ser chamado sugestivamente "o provedor da língua portuguesa", onde pudessem participar as pessoas interessadas em conservar tão grande património?

Nuno Lima Bastos disse...

Antes de mais, muito obrigado pelas suas estimulantes palavras!

Aproveito para lhe dizer que enviei o erro do «Bom Português» para a concorrência; isto é, para o programa «Cuidado com a língua!» (http://tv1.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=21216&e_id=&c_id=1&dif=tv). Como este costuma dedicar alguns minutos aos alertas e questões dos telespectadores, pode ser que venha a fazer alguma referência ao lapso que suscitei numa das suas próximas edições.

Quanto à sua sugestão, acho-a excelente, mas julgo que não é tecnicamente possível criar capítulos distintos dentro destes blogues Google, pelo que a solução passaria por criar outro blogue só para o efeito, algo que a minha manifesta falta de tempo me impede de concretizar por agora. Mas fica a sugestão "em carteira". Até lá, procurarei continuar a abordar estas questões aqui, aceitando todos os contributos que os leitores queiram partilhar comigo.

Cumprimentos!