quinta-feira, 12 de março de 2009

Os cursos amadores

Nuno Lima Bastos
12 de Março de 2009

Folheava eu o Boletim Oficial da RAEM há pouco mais de três semanas, quando me deparei com um despacho do Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura a aprovar retroactivamente o funcionamento no território de um curso de mestrado em Direito de que nunca ouvira falar. Lido o diploma, fiquei a saber que é originário da Huaqiao University da República Popular da China, sendo aqui ministrado através de uma entidade curiosamente designada Centro Amador de Estudos Permanentes de Macau, com sede no 3.º andar do edifício Plaza Kin Heng Long, na Rua de Roma, ao NAPE.
Uma rápida pesquisa da versão electrónica do Boletim Oficial levou-me a encontrar outro curso de mestrado em Direito – Económico, desta feita – autorizado a funcionar exactamente nos mesmos termos, mas já desde Janeiro de 2004.
Após colocar os dois despachos no meu blogue, recebi um comentário de um leitor anónimo, apontando uma ligação desse Centro Amador a «organizações dos operários de Macau». E assim parece ser: a sua página na Internet apresenta-o sob a capa da Federação das Associações dos Operários de Macau, com a designação de Centro de Estudos Permanentes Pós-Laboral.
Fazendo mais umas buscas na net, fui parar ao website da Assembleia Legislativa; mais concretamente, à ficha do deputado nomeado Lei Pui Lam, apresentado como tendo a profissão de professor e o cargo de chanceler do Centro Amador de Estudos Permanentes de Macau (sendo, também, deputado à Assembleia Nacional Popular). A sua ficha pessoal indica, ainda, que possui uma licenciatura em Educação pela South China Normal University e outra em Direito, com especialização em Sociologia, pela Jinan University – curiosamente, dois dos estabelecimentos de ensino do continente que operam cursos no Centro Amador de Estudos Permanentes de Macau, como descobri mais tarde no Boletim Oficial... Continuando as coincidências, este deputado exerce a sua actividade docente na qualidade de professor catedrático visitante da Beijing Open University e da Hauqiao University, sendo que esta é outra das instituições do continente que ministram formação no Centro Amador... Em suma, o ecléctico senhor é, simultaneamente, chanceler deste estabelecimento de ensino, licenciado por duas universidades que operam em Macau através dele e catedrático de uma terceira universidade que funciona aqui pela mesma via! Cada um que tire as conclusões que quiser...
Voltando ao Boletim Oficial, apercebi-me de que, afinal, este Centro Amador é um verdadeiro potentado do ensino superior no território, tendo lançado, desde 2001, nada mais, nada menos do que 46 cursos, entre diplomas de três anos, cursos complementares de licenciatura, licenciaturas e mestrados – vinte mestrados, para ser mais preciso: além dos dois em Direito que já referi, também em Teoria e Design de Arquitectura, Psicologia Aplicada, Psicologia do Desenvolvimento e da Educação, Finanças, Tecnologia de Informática Aplicada, Engenharia Bioquímica, Engenharia Estrutural, Educação Física, Gestão Empresarial ou Gestão Administrativa.
Por detrás destes estudos, todos eles de «reconhecido interesse» para a RAEM – condição imprescindível para a sua autorização –, estão seis academias da China: as três a que o deputado Lei Pui Lam está ligado, a que se juntam a Beijing University (que presumo não ser a mesma instituição que a aludida Beijing Open University), a Zhongshan University e a Beijing Sport University.
Quero acreditar que o Governo de Macau tem sabido apreciar e ponderar adequadamente e de forma isenta os pedidos de autorização de todos estes cursos, e que o Gabinete de Apoio ao Ensino Superior tem exercido com rigor a sua atribuição de «proceder à avaliação da qualidade científica e pedagógica do ensino ministrado, propondo as medidas que considerar adequadas». No entanto, se um dia for mesmo avante a criação da categoria máxima de técnico superior especialista no regime de carreiras da Administração Pública, pressupondo a detenção de uma pós-graduação, quero ver quem vão ser os candidatos aos lugares...

Nota: agradeço ao Bairro do Oriente a menção desta crónica na sua habitual rubrica «Leituras».

2 comentários:

Anónimo disse...

http://www.gdgmacau.com/English/news.asp?id=224

Nuno Lima Bastos disse...

Muito interessante! Obrigado pela informação.