quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O que fazer em caso de tufão

Qual a relação entre o horário de funcionamento dos organismos da administração pública de Macau e os sinais de tempestade tropical? Segundo o Despacho do Chefe do Executivo n.º 166/2002 (com a Rectificação de 12 de Agosto de 2002), o procedimento a seguir é o seguinte:

Início de tempestades tropicais

1. Se o sinal 8 ou de grau superior é içado antes das 9h00, os serviços e entidades públicas mantêm-se encerrados.

2. Se o sinal 8 ou de grau superior é içado durante o horário normal de trabalho da Administração Pública, os serviços e entidades públicas devem encerrar ao público imediatamente.

3. Se o sinal 8 ou de grau superior é içado entre as 13h00 e as 14h30, os serviços e entidades públicas não abrem na parte da tarde.

Fim de tempestades tropicais

1. Se o sinal 8 ou de grau superior é substituído por um de grau inferior a 8 antes das 7h30, os serviços e entidades públicas abrem à hora normal de trabalho.

2. Se o sinal 8 ou de grau superior é substituído por um de grau inferior a 8 entre as 7h30 e as 9h00, os serviços e entidades públicas abrem uma hora e meia depois da substituição.

3. Se o sinal 8 ou de grau superior é substituído por um de grau inferior a 8 depois das 9h00 e até às 13h00, os serviços e entidades públicas abrem na parte da tarde.

4. Se o sinal 8 ou de grau superior é substituído por um de grau inferior a 8 entre as 13h00 e as 14h30, os serviços e entidades públicas abrem uma hora e meia depois da substituição.

5. Se o sinal 8 ou de grau superior é substituído por um de grau inferior a 8 depois das 14h30, os serviços e entidades públicas não abrem na parte da tarde.

Escusado será dizer que tudo isto é mais ou menos irrelevante nos tempos que correm, uma vez que os tufões que ameaçam Macau são sempre muito respeitadores dos horários da função pública: aumentam de intensidade sempre depois da hora de serviço e afrouxam sempre de madrugada, bem antes das 7h30, apenas abrindo excepções aos fins-de-semana e feriados. Ah, grandes tufões!

Sem comentários: