sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Os riscos do Facebook

Facebook pode "envenenar" relações amorosas

Público
27 de Agosto 2009

A rede social Facebook pode ser um "veneno" para as relações entre namorados e casais, criando ciúme e aumentando as tensões entre os participantes, revela um estudo do Departamento de Psicologia da Universidade de Guelph, no Canadá.

Segundo as autoras do estudo, duas estudantes de doutoramento, o Facebook pode provocar situações graves de ciúmes com o fluxo contínuo de informação sobre o que cada participante faz, de quem é amigo e em que fotos aparece.

"O Facebook permite o acesso a informação a que de outra forma não acederíamos e essa informação carece muitas vezes de contexto", disse à agência Efe uma das autoras do estudo, Amy Muise.

Amy Muise salientou que as redes sociais estão a expor os seus participantes a mais "detonadores de ciúmes".

O estudo, que envolveu 308 estudantes universitários entre os 17 e 24 anos, mostrou que o Facebook pode conduzir a uma "espiral de desconfiança".

Um comentário banal sobre o perfil do seu parceiro feito por um contacto do sexo oposto pode levar um participante à suspeita e a acompanhar de perto a sua página do Facebook, apenas para encontrar mais informações, fazendo com que se sinta ainda mais desconfiado e ciumento.

"Os sentimentos de insegurança sobre o parceiro podem causar comportamentos curiosos e o Facebook é o acesso fácil a essa informação", disse Muise.

Muise referiu que os psicólogos e sociólogos estão a começar a entender como as redes sociais afectam as relações pessoais, citando o caso de uma mulher que descobriu que o namorado tinha terminado a relação porque mudou o estado no Facebook para "solteiro".

Um grupo de cinco utilizadores do Facebook na Califórnia apresentou este mês uma acção contra a rede social, alegando que viola as leis de privacidade daquele estado ao divulgar informações pessoais sobre os seus participantes sem os informar devidamente.

Não é a primeira vez que o Facebook está a enfrentar queixas ou críticas pela forma como lida com dados privados, o que levou a empresa no início deste ano a alterar as suas regras de utilização, dando aos utilizadores mais controlo sobre a respectiva privacidade.

Sem comentários: