sexta-feira, 18 de abril de 2008

PSD novamente a votos

Coincidência das coincidências, no preciso dia em que voltei a escrever sobre o PSD, o líder do partido demitiu-se! As novas eleições directas estão marcadas para 31 de Maio (mais desenvolvimentos podem ser lidos aqui, por exemplo).

Uma vez mais, por capricho dos fusos horários, os "laranjas" de Macau serão os primeiros a votar. Espera-se que, desta feita, a convocatória seja enviada por correio, como sempre foi tradição no PSD-Macau, em vez de meramente publicada na edição electrónica do Povo Livre, como sucedeu nas eleições que José Cesário convocou para os órgãos da secção em 28 de Julho último e nas directas de 28 de Setembro seguinte, em que Luís Filipe Menezes foi eleito. É que os militantes do território não andam, propriamente, todos os dias a consultar o Povo Livre no sítio nacional do partido à procura de convocatórias da sua secção...

Espera-se, também, que só os militantes com as quotas em dia possam votar. O actual PSD-Macau deve ser a única secção do partido em todo o mundo onde se pode votar e ser eleito sem nunca se ter pago uma única quota. Haja decoro!

Actualização em 24 de Abril: depois de Manuela Ferreira Leite, Neto da Silva, Patinha Antão e Pedro Passos Coelho, também Santana Lopes acaba de apresentar a sua candidatura a líder do partido! Só falta Alberto João Jardim mudar de ideias e decidir avançar mesmo... Há candidatos para (quase) todos os gostos. É caso para se dizer: não há fome que não dê fartura... Mais detalhes aqui.

4 comentários:

Anónimo disse...

Doutor Nuno,
O seu partido anda perdido na Rua da Amargura.
Com tantos candidatos à liderança, os militantes têm obrigação de escolher bem!
Qual é o seu favorito para levar o partido a bom porto?
Será que vai apoiar a candidatura do seu conterrâneo? Não seria de todo descabido. Com Alberto João teríamos animação na certa. O homem conseguia expulsar do Parlamento o “bando de loucos” do PS. e o Sócrates de São Bento, seria uma bênção para o país.
Estou curioso por conhecer a sua posição. Não tarde em manifestá-la.
Cumprimentos

Nuno Lima Bastos disse...

Confesso que, em relação a todos os nomes que têm vindo a lume, a minha preferência talvez fosse para uma pessoa que já se pôs de fora da corrida: Rui Rio.
Não podendo votar nele, prefiro esperar para ver quem serão os candidatos definitivos às directas de 31 de Maio. Nessa altura, divulgarei aqui quem apoio.
Cumprimentos e obrigado pelo seu contributo.

Anónimo disse...

Assistiu à entrevista que Santana Lopes concedeu a Judite de Sousa? Espero que sim.
Tendo em conta o percurso político do candidato, considera-o credível para assumir a rédeas do partido e ir a votação nas próximas legislativas?
Como analisa o trabalho desenvolvido pelo candidato enquanto líder parlamentar?
Gostaria de lhe colocar mais questões…não tenho o seu contacto.
Cumprimentos

Nuno Lima Bastos disse...

Antes de mais, obrigado pelo seu contributo. Estive fora de Macau nos últimos cinco dias e, por isso, o blogue esteve parado durante esse período.

Acabo de assistir a essa entrevista na TDM, em diferido. Com toda a franqueza, eu não votaria em Santana Lopes para próximo líder do partido e, mais importante, para candidato a Primeiro-Ministro nas próximas eleições legislativas. Julgo que ele teve um fraco desempenho nesse cargo após a ida de Durão Barroso para Bruxelas, mesmo tendo em conta o facto de a comunicação social do país não lhe ter dado qualquer trégua desde o início das suas funções.
Confesso que não tenho acompanhado o seu desempenho como líder parlamentar com a atenção desejável (a esta distância, há muita coisa que acaba por nos escapar), mas entendo que ele deveria primeiro percorrer mais algumas etapas para dar ao país uma imagem renovada de credibilidade (que ainda não recuperou devidamente, em minha opinião) antes de se meter em nova aventura desta dimensão. Ser líder parlamentar é uma coisa; ser Primeiro-Ministro é outra completamente diferente. O que ele possa ter recuperado (?) de credibilidade nos poucos meses que leva nas actuais funções é ainda demasiado pouco para demonstrar que já ultrapassou erros do passado e é uma "nova pessoa", pronta a liderar o país, como tentou demonstrar na entrevista com Judite Sousa.

Se me quiser contactar em privado, o meu endereço de email é nunolima@macau.ctm.net.

Cumprimentos!