domingo, 7 de junho de 2009

Wii Kuro

Porque hoje é domingo, regresso à escrita sobre um dos meus passatempos favoritos - os videojogos -, para referir que a Nintendo anunciou, no passado dia 4 deste mês, o lançamento de uma versão em cor preta (kuro, em japonês) da sua muito bem sucedida consola Wii. Para já, o novo modelo sairá apenas no Japão, no dia 1 de Agosto, ao mesmo preço da versão branca. Infelizmente, ainda não há planos para a sua distribuição fora da pátria do Super Mario.

De lamentar é, também, o facto de a Nintendo, ao que parece, não tencionar aproveitar a oportunidade para melhorar alguns dos aspectos em que a sua máquina fica claramente atrás da concorrência (leia-se, da Xbox 360 e da PS3). Estou a pensar, desde logo, na falta de uma saída HDMI, que permitiria uma transmissão digital do som e da imagem. Mesmo que decidissem manter a resolução da consola nos actuais 480p, a qualidade do sinal áudio e vídeo teria, certamente, a ganhar. Além disso, poderiam evoluir do actual som Dolby Prologic II para Dolby Digital 5.1. Outro melhoramento possível seria adicionarem a função de leitor de CD e DVD.

A verdade é que o grande trunfo comercial da Wii - o seu controlo remoto com sensor de movimento - está cada vez mais perto de deixar de o ser, uma vez que tanto a Microsoft como a Sony já anunciaram o lançamento de tecnologias concorrentes para funcionarem com as suas actuais consolas (conferir aqui, aqui e aqui). Mas este é um assunto a que voltarei com mais pormenor noutra oportunidade.

Sem comentários: