quinta-feira, 4 de junho de 2009

Vigília por Tiananmen em Macau

Acima, a exposição de fotografias organizada no Largo de São Domingos para recordar o vigésimo aniversário dos trágicos acontecimentos de Tiananmen (a reportagem da TDM pode ser vista aqui).

Como de costume, o IACM reservou o Largo do Senado para as comemorações do Dia Mundial da Criança, apesar de este ter lugar no primeiro dia do mês. Nem sequer podem usar a desculpa de a data ter calhado numa segunda-feira, dia de trabalho, porque hoje também o era.

Assim, enquanto cerca de duzentas pessoas se juntavam em frente à igreja de São Domingos numa sentida vigília por aqueles que, há duas décadas, pagaram o preço mais alto na sua nobre luta por uma nação mais livre e justa (fotos abaixo), a curta distância, as criancinhas dançavam e cantavam noite dentro (!) num palco com música em alto som - uma instrumentalização bacoca e torpe de menores inocentes, num gesto de chocante desrespeito pela dor alheia. Não consegui deixar de sentir asco quando por lá passei!

Quem tiver interesse, poderá encontrar aqui o artigo que publiquei no jornal Ponto Final de 4 de Junho de 2004 sobre o 15.º aniversário de Tiananmen.

Nota: agradeço ao Bairro do Oriente a referência a esta posta na sua habitual crónica «Os blogues dos outros». Pode ser que, com maior divulgação desta indecente atitude do IACM (que cumpre ordens superiores, naturalmente), haja um pouco mais de bom-senso no futuro.

Sem comentários: