quarta-feira, 14 de maio de 2008

Um governo eficiente?

Segundo uma notícia da Agência Lusa que se encontra disponível no canal Última Hora do Público e também serviu de base a uma peça de Emanuel Graça no Jornal Tribuna de Macau de domingo passado, só o Liechtenstein e o Mónaco têm governos mais pequenos do que Macau, com apenas cinco membros. Macau tem seis, incluindo o Chefe do Executivo.

Ainda de acordo com a mesma notícia, «três físicos da Universidade Médica de Viena criaram um modelo matemático que demonstra que quanto menos ministros tem mais eficiente é um governo, confirmando a teoria do 20 como número ideal de membros de um grupo de decisão». Comparando «o número de ministros de um governo com quatro indicadores mundialmente reconhecidos (o Índice de Desenvolvimento Humano da ONU e os indicadores do Banco Mundial sobre Estabilidade Política, Liberdade de Expressão e Votação, e Eficiência Governativa)», os investigadores concluíram «que, quanto menos decisores tem, mais eficiente, mais estável e mais desenvolvido é um país».

Aplicando esta teoria à letra, Macau deveria ser um dos três territórios ou países mais eficientes e desenvolvidos do mundo. Será assim? Não me parece, mas a teoria não deixa de ser interessante no seu conjunto.

Sem comentários: