sábado, 12 de julho de 2008

Resultados da sondagem sobre DVD's piratas

Na sequência do meu artigo «Pirataria a rodos», publicado no Jornal Tribuna de Macau de 26 de Junho último, decidi fazer uma sondagem sobre a compra de DVD's piratas pelos leitores deste blogue, sem qualquer pretensão científica, como é óbvio.

A participação foi reduzida, infelizmente: quinze votos em uma semana, menos do que a média diária de acessos ao blogue. Para minha surpresa, 53% dos votantes disseram comprar só ou quase só DVD's originais (oito votos). Provavelmente, alguns destes não seriam residentes de Macau... 26% compram só ou quase só DVD's piratas (quatro votos), 13% compram mais piratas do que originais (dois votos) e 6% o contrário (um voto). Ninguém indicou comprar originais e contrafeitos na mesma proporção.

Estou convencido de que a realidade local é bastante diferente destes resultados e assim irá continuar por muito tempo...

A concluir, deixo aqui um vídeo britânico sobre o assunto (um bocado caricato, mas a mensagem não está tão desfasada da realidade como se possa pensar):

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá Nuno.
Um pequeno pormenor:
o suposto olho do "big brother" CTM (e a não confirmada e suposta violação da privacidade dos seus utentes)não terá tido influência na votação visto que poderia constituir uma confissão de que se compram DVDs piratas?
Eu votei no teu inquérito e, sinceramente, tive de reflectir bem na orientação do meu voto...
Bjos!
ETX

Anónimo disse...

Exactamente, e esta questão levanta-se também em Portugal, ainda há pouco tempo assistimos ao nosso PM a levantar processos contra quem não lhe beija as mãos.
Se nem se pode dizer o que se pensa, alguém vai dizer que compra DVDs piratas, sabendo que são piratas?
Eu respondi ao inquérito, respondi que comprava só originais, e,tanto
quanto sei, são mesmo originais, pelo menos é o que o vendedor me diz...

Nuno Lima Bastos disse...

Caros ETX e anónimo,

Têm toda a razão! Quando comecei a ver os primeiros votos irem todos num determinado sentido, ocorreu-me logo essa questão e era para ter falado nela quando escrevi a minha apreciação aos resultados finais da sondagem, mas depois varreu-se-me...

Obrigado pelo vosso contributo e voltem sempre!