terça-feira, 1 de julho de 2008

Telefones com oito dígitos

A partir de hoje, todos os números de telefone da Região Administrativa Especial de Macau passam a funcionar obrigatoriamente com oito dígitos.

O plano de aumento dos dígitos teve início em Outubro de 2006, primeiro com os números de telemóvel (foi-lhes acrescentado o dígito inicial "6") e com os números fixos residenciais, comerciais e de fax de seis dígitos (foram-lhes acrescentados os dígitos iniciais "28").

Em Março de 2007, os novos números de telefone do chamado serviço de DDI (basicamente, os números das redes internas de empresas e serviços públicos, vulgo PBX) também passaram a ter oito dígitos. Faltavam os antigos números de PBX, que receberam o dígito inicial "8" em Janeiro deste ano. Depois de uma fase de transição de seis meses, durante a qual era possível ligar para o antigo e o novo número de PBX, os vetustos números de sete dígitos caíram definitivamente. Agora, ou marca os oito dígitos ou vai ter que repetir a chamada (mas ainda tem direito a ouvir um esclarecimento gravado até ao final do corrente ano).

Ainda me recordo de marcar números de cinco algarismos quando cheguei a Macau. Uma chamada para Portugal custava 5,99 patacas por minuto na tarifa nocturna e não havia Internet para comunicarmos através de programas baseados na tecnologia VoIP (Voice over Internet Protocol), como o Skype.

Sem comentários: