domingo, 5 de abril de 2009

Quem é a política mais bela do mundo?

Com a devida vénia ao blogue De Olho no Dragão, de Vera Penedo, está em curso uma sondagem com muita piada, da autoria do jornal online espanhol 20 Minutos: pretende-se saber qual é a política mais bela do mundo. Em disputa, estão 65 candidatas de 38 países, com idades compreendidas entre os 22 (a alemã Julia Bonk) e os 61 anos (Hillary Clinton). Pode deixar o seu voto aqui.

Falando em mulheres na política, não pude deixar de notar que, com excepção de algumas jornalistas, praticamente não havia mulheres entre a assistência no debate que a Associação de Imprensa em Português e Inglês de Macau (AIPIM) organizou há semana e meia no Clube Militar, sobre a participação da nossa comunidade na vida política do território. Não acredito que tivessem que ficar todas em casa a preparar o jantar para a família...

Aliás, também já reparei que não há artigos de opinião escritos por mulheres na imprensa de Macau. Nem sequer artigos puramente técnicos, sem conotação política (com a rara excepção da arquitecta Maria José de Freitas, que chegou a publicar alguns textos no Jornal Tribuna de Macau). Em contrapartida, temos excelentes peças de jornalistas no feminino.

O que falta, então, para que as portuguesas de Macau se interessem mais por estes assuntos e dêem o seu contributo para a discussão do nosso futuro colectivo? Fica a questão!

Sem comentários: